Sociedade: Tribos de Roraima – por Márcio Coelho

Confira a coluna social do site Roraima em Foco, assinada pelo colunista Márcio Coelho.

  • Gilvan Costa
  • 26

E-mail: marcioweissenstein@hotmail.com
Instagram: @marcioweissenstein

Registro do Dr. Joris Martins que neste mês de dezembro completou 22 anos de serviços prestados na Justiça Federal de Roraima. – Foto: Acervo Pessoal

Patrimônio

• A Serra do Tepequém foi reconhecida como patrimônio material, histórico e cultural de Roraima em julho deste ano, por meio de uma lei criada e aprovada pela ALE-RR. Famosa pelo ecoturismo, a atração icônica do Estado está situada no município de Amajari.
***
• De acordo com a lei, o reconhecimento abrange não apenas a rica biodiversidade, mas também o valor cultural de cachoeiras, grutas, cursos de água, igarapés, nascentes, corredeiras e a Vila do Tepequém.
***
• A autora do projeto, deputada Catarina Guerra, destacou a relevância da serra como símbolo da identidade cultural de Roraima.

Réveillon

• A Secretaria de Cultura e Turismo de Roraima trabalha a todo vapor para a realização do Réveillon 2024, na terça-feira, 31, no Parque Anauá.
***
• O evento tradicional contará com conforto e segurança ao público, com a presença de mais de 250 policiais militares, além de agentes de trânsito, Samu e Guarda Civil Municipal.
***
• A festa terá uma programação diversificada, dividida em dois ambientes: o primeiro, no Forródromo do Parque Anauá, onde será montada uma Praça de Alimentação com barracas padronizadas, que será animada com a apresentação de seis bandas ao vivo durante a programação. O segundo, será o palco principal da festa, montado às margens do lago, que também contará com diversas atrações musicais locais, além da atração nacional.

Réveillon II

• O convidado para animar o Réveillon da família roraimense é o cantor e compositor Ávine Vinny.
***
• O ápice da noite será uma queima de fogos com duração de mais de 10 minutos à beira do Lago dos Americanos.
***
• Confira a programação: 19h – Renato Poeske, 20h – Carlinha Show e Banda, 21h – Assunssena Lima e Banda, 22h – Sarah Franco, 23h – Ávine Vinny, 1h30 – Marcos Noleto, 2h30 – Brisiane e Banda e 3h30 – Angélica Rius. Também contará com DJs no palco: 18h – 22h30 – Dj Chica Loca e 23h- 03h30 – Dj Waguinho Drummond.

Contra o tempo

• A magnata do setor imobiliário vietnamita Truong My Lan perdeu o recurso contra sua sentença de morte por arquitetar a “maior fraude bancária do mundo”.
***
• A executiva de 68 anos está agora em uma corrida pela vida, uma vez que a lei no Vietnã determina que, se ela for capaz de devolver 75% do que desviou, sua sentença será comutada para prisão perpétua.
***
• Foi um veredicto raro e chocante — ela é uma das poucas mulheres no Vietnã a ser condenada à morte por um crime de colarinho branco.

Legado

• A inauguração do Fórum da Cidadania, no Palácio Latife Salomão, no último dia 12 de dezembro foi marcada por um tributo especial a magistrados que deixaram um legado significativo ao Poder Judiciário de Roraima.
***
• Diversos setores do novo espaço receberão os nomes de figuras que, em vida, desempenharam papeis essenciais na construção da justiça e cidadania no estado.
***
• A Ala dos Juizados Especiais Cíveis foi dedicada ao desembargador Carlos Henriques, pioneiro na implantação dos juizados especiais em Boa Vista. Sua visão inovadora foi crucial para garantir o acesso à justiça, com a primeira unidade instalada no prédio da Alferes Paulo Saldanha, no bairro São Francisco.

Legado II

• A Ala dos Juizados da Infância e Juventude homenageia o desembargador José Pedro Fernandes, conhecido por sua abordagem educativa com os jovens e por seu zelo no uso das palavras. O legado do magistrado é perpetuado por sua filha, Vládia Fernandes, que atua como técnica judiciária no TJRR.
***
• A Vara da Justiça Itinerante recebeu o nome do desembargador Elair de Morais, entusiasta da Justiça Itinerante, que levou serviços judiciais às comunidades rurais e ribeirinhas. Sua dedicação segue viva através de sua filha, Débora Morais, atual coordenadora do NUCRI.
***
• O Auditório do Fórum possui 57 lugares, projetado para sessões da Turma Recursal e eventos jurídicos, denominado em memória do juiz Rodrigo Furlan, reconhecido por sua contribuição acadêmica e sua excelência como magistrado, além de seu impacto no ensino superior em Roraima.

Legado III

• O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) tem como patrono o magistrado Eduardo Messaggi, lembrado por sua elegância e dedicação à justiça. Promotor e juiz em Roraima, sua trajetória foi interrompida precocemente aos 41 anos, durante a pandemia.
***
• As homenagens aos magistrados falecidos foram oficialmente deliberadas durante a 20ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno, realizada em 18 de dezembro de 2024. Na ocasião, os desembargadores aprovaram por unanimidade a proposta apresentada pelo Presidente do TJRR, Desembargador Jésus Nascimento, que indicou a nomeação de setores do Fórum da Cidadania em memória dessas personalidades históricas.
***
• Além disso, as homenagens foram submetidas à apreciação dos familiares dos magistrados, que expressaram profunda gratidão e emoção pelo reconhecimento. A Associação dos Magistrados de Roraima (AMARR) reforçou o significado histórico e simbólico desse gesto de valorização.

Marcando presença no Espaço Ecológico Sombra da Mata, em Pacaraima, da esquerda pra direita: Dirleny Linhares de Oliveira Pina, Giovana Flávia Rodrigues Sarmento, Eduardo Rodrigues Sarmento e Eline Bugiga de Oliveira. – Foto: Acervo Pessoal

POR FALAR NISSO…

# Nesta segunda-feira, 30, é dia da Criação do Vale do Aço (1998).

# Estão aniversariando nesta segunda-feira, 30: o conselheiro do TCERR Bismarck Dias de Azevedo, a defensora pública Drª. Christianne Gonzalez Leite, o senhor Nélio Ferreira Silva e o juiz Eduardo Alvares de Carvalho.

# Do presidente da ALE/RR, deputado Soldado Sampaio sobre a liquidante da CERR, Cecília Smith Lorenzon, que também acumula o cargo de secretária de Estado da Saúde. “É um comportamento desonesto e covarde da senhora Cecília, que desconsiderou o rito legal e não se preocupou com o diálogo. Além de não convocar uma assembleia ou dialogar com os sindicatos, demitiu muitos servidores por telefone. O que é um atestado de desrespeito e incompetência. As pessoas estão sem saber o que será do amanhã delas”, acrescentou Sampaio.

# A varejista sueca H&M deve instalar a primeira loja em 2025 em um shopping na cidade de Campinas (SP), antes mesmo da unidade de São Paulo, anunciada em setembro. A informação foi repassada em um comunicado pela controladora Allos, na última sexta-feira, 27.

# Além de roupas, o espaço deve abrigar também a marca H&M House, de artigos para casa e decoração.

# O secretário de saúde de Pacaraima, Simeão Peixoto, será o anfitrião do almoço que marcará o encerramento da sua gestão frente a pasta nesta segunda-feira, 30.

Em pose exclusiva para a coluna: Letícia Yekuana & Done Yekuana representantes da comunidade Waiká, no município de Amajari. – Foto: Esteban Fredericks.

VIRALIZAR

• A ALE-RR aprovou na última quinta-feira, 26, o PL nº 289/2024, que concede abono salarial de R$ 4 mil a professores e servidores administrativos da Secretaria de Estado da Educação e Desporto (Seed). A proposta, de autoria do Poder Executivo, foi aprovada com 16 votos favoráveis.
***
• O abono beneficiará mais de 9.500 profissionais da educação, incluindo o quadro de magistério público estadual e demais servidores administrativos da Seed. O pagamento, referente ao exercício de 2024, está previsto para ser efetuado até esta segunda-feira, 30.
***
• O benefício atende ao artigo 212-A da Constituição Federal, que determina a aplicação de um percentual mínimo da receita estadual para manutenção e desenvolvimento do ensino.

FLOPAR

• Uma organização criminosa está sendo investigada por invadir contas de usuários da plataforma Gov.br para fazer empréstimos e procurações com os dados das vítimas.
***
• No aplicativo, é possível acessar documentos como a carteira de identidade digital, carteira de trabalho e carteira de habilitação.
***
• Para evitar fraudes, especialistas em segurança cibernética reforçam a importância de sempre ativar todos os fatores de autenticação. Com elas, todos que precisarem acessar a conta do Gov.br a partir de outro dispositivo vão precisar da autorização do dono da conta.

Registro do presidente da Associação Mistura do Bem, Marcelo Pimentel. – Foto: Marley Lima